domingo, 3 de fevereiro de 2013

Bloody Monster


Para entender a analise é necessário você saber de apenas uma coisa. A música foi inspirada no carro de Gaga e em Maria Madalena (a própria Lady Gaga declarou isto), e não é uma continuação de "Judas" como muitos dizem. "Bloody Mary" é uma música muito complexa, e para entende-la, é preciso ter a mente aberta, livre de influências religiosas e pensar na possibilidade de novos caminhos além do que a bíblia diz sobre Jesus e Maria Madalena.




O amor é apenas uma história que eles podem provar
E quando for lhes direi que minha religião é você
Quando o Punk-cius vem matar o rei no seu trono
Estarei pronta para as pedras deles
Agora esqueça totalmente Lady Gaga, e imagine que Maria Madalena está cantando esta música. "O Amor é apenas uma história que eles podem provar", neste verso, temos Maria Madalena falando sobre quando ninguém acreditou que Jesus era o filho de Deus, e mandaram-lhe provar (algo que ocorreu pouco antes de sua morte). É como uma ironia, que vai contra tudo o que a bíblia diz. Porque Jesus não poderia ter tido um caso com Maria Madalena? Somente porque ela era uma prostituta isso não pode ser possível? Eles se amavam... mas ninguém dá ouvidos a isto porque assim como Jesus não provou que ele era filho de Deus (não fez nada para impedir sua morte), ninguém pode provar que os dois se amavam. "E quando for lhes, direi que minha religião é você", é como se Maria soubesse que Jesus morreria para salvar a humanidade de seus pecados, como se soubesse que iria morrer sozinha, mesmo após ter ído para a cama com tantos homens, como se soubesse, que após a morte de Jesus, ela seria uma devota e diria para todos, que sua religião era o seu amado.

Punk-Cius: Referência a Pôncio Pilatos que deixou que matassem Jesus (ele lavou suas mãos e deixou o povo escolher se Jesus deveria morrer, ele não queria ter tal responsabilidade).

E para finalizar, Gaga Madalena diz "Estarei pronta para as pedras". O fato, é que Maria Madalena era uma pecadora, e apesar de não querer morrer apedrejada, ela sabia que esta era a lei, porque era algo que diziam ser a lei (de acordo com manuscritos, que naquela época, poderiam ser considerados como a bíblia). Mas após ser salva por Jesus, o filho do pai, ela entendeu que ninguém tem direito de julgar ninguém, pois todos são pecadores. Então que eles venham julga-la com todas as pedras, porque desta vez, ela será uma mulher forte, ela estará pronta.


Eu vou dançar, dançar, dançar
Com minhas mãos, mãos, mãos
Acima da minha cabeça, cabeça, cabeça
Como Jesus falou
Dançar, na música, pode ter o significado de ação. Quando estamos dançando, estamos fazendo uma ação com nosso corpo. Essa parte, é como se Maria Madalena estivesse falando que iria agir e viver, do modo que Jesus falou, colocando em prática todos os seus ensinamentos.


Eu vou dançar, dançar, dançar
Com minhas mãos, mãos, acima da minha cabeça, de mãos juntas
Perdoá-lo antes que ele esteja morto, porque
"De mãos juntas", referência a oração. Ou seja, ela vai dançar (agir de certo modo) e estará sempre orando. "Perdoá-lo antes que ele esteja morto", mais uma prova de que Maria Madalena sabia que no final, Jesus ia acabar morto.


Eu não vou chorar por você
Eu não vou crucificar as coisas que você faz
Eu não vou chorar por você
Entenda, quando você se for, eu ainda serei Bloody Mary
E no refrão, toda a música ganha sentido ao fato de que Madalena sabia que Jesus morreria."Eu não vou chorar por você", ela já está conformada com a morte de seu amado. "Eu não vou crucificar as coisas que você faz", ela não irá julgar Jesus por querer morrer para salvar o seu povo. O termo crucificar é apenas mais uma prova que ela está falando de Jesus (ele morreu na cruz por nós). "Entenda, quando você se for, eu ainda serei Bloody Mary", quando Jesus morrer, ela continuará sendo a pessoa sofredora que sempre foi como antes. Bloody, ou sangue, pode ter sido usado por Gaga para mostrar o quanto Maria Madalena sofreu, ou pode ser apenas a combinação de seu ídolo (Maria Madalena), com o nome de seu carro (Bloody Mary).



Nós não somos só arte para Michelângelo esculpir
Ele não pode reescrever o ápice
do meu coração enfurecido
Eu espero no topo das montanhas, no frio de Paris
Eu não quero morrer sozinha
"Nós não somos só arte para Michelângelo esculpir", referência a uma obra de Jesus e Maria Madalena feita por Michelângelo. É como se nesta parte da música, Maria Madalena estivesse furiosa falando "A minha história com Jesus não é apenas arte para esculpirem, para virar filme ou algo parecido. Eu amei o homem mais famoso da Terra, sofri por ele, e as pessoas só me reconhecem como uma prostituta. Ninguém pode descrever em um filme ou livro, o quanto meu coração sangrou por ele."



Gaga Gaga Gaga (repetidas vezes)
Dum dum da di da
Dum dum da di da
Dittie da di da
Dum dum da di da
E nesta parte da música, temos um toque fantasmagórico, uma voz chamando Gaga por várias vezes. Certamente, você já ouviu falar da lenda americana aonde se você estiver no banheiro, na frente de um espelho e chamar por Bloody Mary repetidas vezes, ela aparece para te atacar. E quando a voz está chamando sem parar por Gaga, é como se fosse alguém chamando por Bloody Mary por repetidas vezes. Pode até ter algo a ver, mas a música não foi inspirada nesta lenda. Segundo a própria Gaga, a inspiração veio de seu carro chamado "Bloody Mary" e da própria Maria Madalena.


Relação Com Gaga:
Um pouco antes de ser lançada, o produtor de Lady Gaga, Fernando Garibay, relevou a MTV News que esta era uma música muito pessoal para Gaga, que falava sobre um momento ou alguém muito especial para ela. Mas quem seria esta pessoa ou momento? E não é que se colocarmos Gaga no lugar de Maria Madalena e Lüc Carl no lugar de Jesus, a história ganha sentido! Veja abaixo alguns versos da música vistos por este ponto de vista:

Eu não vou chorar por você: Mesmo após a separação, Gaga não vai chorar por Lüc.
Eu não vou crucificar as coisas que você faz: Lady Gaga não vai julgar as traições de Lüc, afinal, quem não se lembra da famosa frase "perdoe o Judas que existe dentro de você mesmo".
Entenda, quando você se for, eu ainda serei Bloody Mary: E mesmo quando Lüc se for, Gaga continuará sendo Gaga. Porque o destino quis assim.

Mesmo estando com Lüc, Gaga sempre escreveu músicas sobre ele aonde tem algo negativo. "Bad Romance", Gaga presa em um romance ruim (apenas um exemplo). É como se do mesmo jeito que Maria Madalena sabia que Jesus ia morrer, que era tudo parte do destino, Gaga também sabia que apesar de amar Lüc Carl, os dois nunca dariam certo.

Gaga sempre disse que suas músicas carregam mensagens escondidas. Seria "Bloody Mary" mais uma música sobre Lüc? Ou Fernando Garibay, ao dizer que era uma música pessoal, estava apenas falando sobre o fato de que Gaga é uma admiradora de Maria Madalena? Bom, somente a própria Gaga para saber.




Carro de Lady Gaga chamado "Bloody Mary"


A música foi escrita inicialmente para fazer parte do álbum "The Fame Monster", mas na seleção final, acabou, ficando de fora. No entanto, foi co-produzida por DJ White Shadow e entrou para o álbum "Born this Way".

Status: Não Single
Álbum: Born this Way
Produtores: Fernando Garibay e DJ White Shadow
Compositora: Lady Gaga
Lives: Nenhum
Inspiração: Maria Madalena e o carro de Gaga
E o "Paws Up" de hoje fica por aqui. Sintam-se livres para continuarem pedindo músicas pelos comentários. As mais pedidas serão analisadas aqui na nossa coluna.




Análise do site RDT GAGA



Follow-Me: @Hytho
Last.fm: Aqui
Seja meu fã no Littlemonsters.com: Clicando Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/div>